domingo, 27 de junho de 2010

O que é aprender a aprender? O que é sociedade do conhecimento

“Aprender a aprender”, segundo Perrenoud é, portanto, também um aprender fazendo, na pedagogia de John Dewey. De acordo com o texto de Newton Duarte que faz parte de sua pesquisa as interfaces entre o construtivismo e outros modismos educacionais em análise do relatório da comissão internacional da UNESCO (âmbito mundial) e “princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais” PCN, focalizará quatro posicionamentos valorativos que estão contidos no lema “aprender a aprender”.
1º - A aprendizagem do indivíduo é adquirida sozinha, sem transmissor, acredita-se que contribui para aumentar a autonomia do indivíduo, ou seja, aprendizagem mais valorizada que o sujeito.
2º - O indivíduo prioriza a elaboração do seu próprio método de aprendizagem e ignora os j existentes, ou seja, as aprendizagens adquiridas por si mesmo é superior as adquiridas pela transmissão, sendo o método mais importante que o conhecimento.
3º - O indivíduo é impulsionado em buscar a aprendizagem pelos interesses e necessidades próprias, ou seja, a aprendizagem perpassa pela necessidade motora e funcional.
4° - O indivíduo necessita preparar-se para mudar de conhecimento sempre que necessário, ou seja, com a sociedade em acelerado processo de mudança o conhecimento torna-se provisório e o mesmo precisa acompanhar e atualizar-se para continuar em ascensão nesta sociedade dinâmica.
Para Newton “aprender a aprender”, na visão capitalista de encontrar novas formas de se adaptar com criatividade as ações da sociedade capitalista e discorda que o conhecimento que a sociedade está vivenciando voltasse a atender ao capitalismo, logo a chamada sociedade o conhecimento é uma ideologia produzida pelo capitalismo, em função de gerar superação as questões mais atuais.
As ilusões da sociedade do conhecimento referem: acessibilidade ao conhecimento, criatividade de lidar com problemas, construção subjetiva (significados), tem o mesmo valor não havendo hierarquia de qualidade, apelo a consciência do indivíduo.
Para “aprender a aprender”, se faz necessário acumular capital cultural para discernir o conhecimento cultural (aprendizagem/crescimento intelectual), capital (informação/prestação de serviço), pois assim o sujeito passará a ser autônomo em seus pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário